Cuidar da saúde dos olhos é uma necessidade que deve ser aprendida desde a infância, para evitar que pequenos problemas se tornem grandes no futuro. Mesmo com todos os cuidados, às vezes os incômodos aparecem, e aí é preciso tratar. A prática de exercícios físicos é sempre recomendada para a saúde do corpo, de maneira geral, além, é claro, de uma dieta balanceada.

 

A partir dos 40 anos de idade, os primeiros sinais de cansaço na visão começam a aparecer. Os oftalmologistas chamam esse cansaço de presbiopia. A pressão intraocular é outro fator que pode ser preocupante, pois, com o aumento dessa pressão, surge a chance de o indivíduo desenvolver glaucoma. Quando chega aos 50 anos, a pessoa pode apresentar outros tipos de doenças, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Assim, o exame frequente com o oftalmologista é sempre recomendado.

Descubra pequenas atitudes que podem ajudar a prevenir problemas oftalmológicos ao longo da vida:

  • Consumir alimentos com vitamina A, como leite, ovos, abóbora e cenoura;

  • Usar óculos escuros com proteção mínima de 400UV, pois a exposição diária ao sol pode causar sérias lesões nos olhos em longo prazo;

  • Trabalhar todos os dias em frente ao computador durante um longo período pode levar a transtornos da visão. Uma pausa para descansar os olhos é fundamental para evitar problemas;

  • Antes de coçar ou tocar os olhos, certifique-se de que suas mãos estejam limpas;

  • Mulheres que usam maquiagem não podem esquecer de tirá-la antes de dormir;

  • Evite aplicar creme facial próximo dos olhos, pois podem conter substâncias prejudiciais aos olhos.

 

Todos esses cuidados devem estar aliados a orientações médicas. Portanto, nunca deixe de consultar seu oftalmologista regularmente. O acompanhamento do especialista pode evitar o aparecimento ou a evolução de doenças.

 

Fonte consultada: 

Medina NH, Muñoz EH. Atenção à saúde ocular da pessoa idosa. Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) [Internet]. Acessado em: 27 fev 2015. Disponível em: Portal de Periódicos da SES-SP (http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-42722011000100003&lng=pt&nrm=iso=pt).

Esse artigo foi útil para você?

Custom Categories