Hoje, o Brasil tem 14,9 milhões de pessoas na faixa etária acima dos 65 anos, o que representa 7,4% da população. Nas próximas décadas, a tendência é que esses números aumentem em grande escala, e isso deve impulsionar também o crescimento da incidência de doenças relacionadas à idade, como a DMRI.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo são 30 milhões de pessoas atingidas pela degeneração macular. No Brasil, apesar de não existirem dados concretos e de muitos pacientes não terem o diagnóstico correto, estima-se que este número seja de quase 3 milhões. Nos Estados Unidos, a estimativa de pessoas com DMRI é de 11 milhões, número que tende a crescer até 2050, por conta do envelhecimento populacional, e chegar até 21,6 milhões de pessoas afetadas.
Dados de uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia mostram que cerca de 10% da população entre 65 a 74 anos e 25% da população acima dos 75 anos sofrem com a doença. Na maior parte dos casos (80%), na forma seca.
Outra estatística importante com relação à DMRI é a incidência de depressão, que atinge 30% desses pacientes. Entre outros motivos, ela é causada pela sensação de incapacidade e solidão. Para se ter uma ideia, um recente levantamento do Ministério da Saúde apontou que o número de mortes relacionadas à depressão cresceu em 705% nos últimos 16 anos, especialmente na faixa etária entre 60 e 80 anos.
Por isso, é preciso estar sempre atento aos sintomas, porque a depressão pode levar a sérias complicações e dificultar a adesão ao tratamento, e o relacionamento com os familiares e o cuidador.
Fontes consultadas:
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. [Internet]. [citado 2015 Fev 27]. Disponível em: Classificaão diagnóstica dos portadores de doenças degenerativas de retina, integrantes dos grupos Retina São Paulo e Retina Vale do Paraíba (http://www.scielo.br/pdf/abo/v66n4/17380.pdf).
Jama Ophthalmology. [Internet]. [citado 2015 Mar 2]. Disponível em: Prevalence of Age-Related Macular Degeneration in the United States (http://archopht.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=416232).
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS MAIS BUSCADOS