O uso de tecnologias como os smartphones e o avanço da internet ajudam bastante pela praticidade e agilidade.

 

Basta um clique e tudo, ou quase tudo, que você precisa está em suas mãos. Estas tecnologias permitem até aumentar o tamanho da letra, o que auxilia muito as pessoas com alguma deficiência visual. Mas, o uso excessivo dessas tecnologias pode fazer mal à saúde dos olhos.

Não é recomendável que as pessoas façam uso contínuo desses aparelhos, pois exige muito da visão central e o paciente passa a “forçar” demais essa parte da visão, pelo ajuste do foco constante feito pelas estruturas oculares. 

 

Passar o tempo olhando para uma tela pode causar até uma miopia parcial, pois, quando usada muito próximo aos olhos, promove uma necessidade de foco de perto constante, o que faz com que a musculatura fique mais contraída. Com o tempo, o cérebro vai associar que a visão importante é a de perto, deixando a visão para longe (que é a visão “neutra”, sem a contração da musculatura ocular) pior.

O ideal é fazer pouco tempo de uso desses aparelhos, com pausas regulares para descansar a sua visão, não usar muito próximo aos olhos e nem em ambientes pouco iluminados, pois se torna ainda mais prejudicial. 

 

Os pacientes também devem evitar a utilização de celulares e tablets antes de dormir, pois um estudo publicado na revista americana Nature diz que a luz de LED emitida por esses aparelhos é rica em radiação azul (de menor comprimento de onda) e interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono.

 

Fonte consultada: 

Usar celular ou tablet à noite pode prejudicar o sono. [Internet]. Disponível em: Usar celular ou tablet à noite pode prejudicar o sono (http://www.estadao.com.br/noticias/geral,usar-celular-ou-tablet-a-noite-pode-prejudicar-o-sono), 1034806

Esse artigo foi útil para você?

Custom Categories