Além das causas genéticas e do avançar da idade, outros fatores de risco podem levar ao desenvolvimento da DMRI. As doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, são alguns exemplos, aliados a maus hábitos alimentares, tabagismo e a falta de atividades físicas.
A hipertensão pode ser causada tanto por fatores genéticos como por hábitos de vida inadequados. Nesse segundo caso, é possível prevenir o surgimento da doença evitando a ingestão excessiva de sal e bebidas alcoólicas. O tratamento medicamentoso, quando iniciado, deve ser acompanhado pelo médico.
Outro importante fator de risco para a DMRI a ser considerado é o diabetes. A doença é classificada como um aumento anormal de glicose no sangue, promovendo distúrbios em várias partes do corpo. A obesidade e o sedentarismo favorecem o desenvolvimento do diabetes e, por isso, devem também ser evitados.
O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado por meio de medicamentos, como a insulina e hipoglicemiantes orais, bem como pela monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada.
Para ajudar a evitar tanto a hipertensão como o diabetes, é fundamental que os pacientes mantenham uma rotina de exercícios físicos e alimentação com base em alimentos saudáveis, com menos sal e açúcar. Até porque as consequências tanto do diabetes como da hipertensão podem ir além de problemas na visão, provocando problemas cardíacos, derrames, amputação do pé, insuficiência renal, dificuldade em cicatrização de lesões, entre outras complicações.
Outra importante iniciativa é a visita ao médico regularmente para evitar o aparecimento ou desenvolvimento desses fatores de risco.
Referências:
- Fontes consultadas– Arquivos brasileiros de oftalmologia. [Internet]. [citado 2015 Fev 26]. Disponível em: Fatores modificáveis da degeneração macular relacionada à idade (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27492009000300027&script=sci_arttext).
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS MAIS BUSCADOS